grianghraf-PJh9WB5mYIE-unsplash.jpg

Área de Estudos 

Para onde sua escrita te leva? Por aqui, atravessamos os perigos dessa experiência única e nos debruçamos sobre as palavras

Área para membros e travessantes

Para se tornar um membro, clique aqui

Gerânio no peitoril da janela
Janelas do Travessias 
(para membros do site)
Image by Lukas Blazek
Travessias Textuais
(somente para travessantes)
Image by Glen Jackson
Provocações para escritas
(para quem já passou pelo Travessias)

Janelas

Nesta área do curso, as pessoas registradas têm acesso a um conteúdo exclusivo. São vídeo-aulas em que temas relevantes para a questão da escrita são apresentados.

O que são as Travessias Textuais, qual a importância das Narrativas em nossas vidas, entendendo melhor a cartografia como método de pesquisa, são os vídeos que estão atualmente nesta Janela.

Uma Janela que pretende trazer a possibilidade de quem não está no curso espiar um pouco de como são uma parte das aulas, trazendo sempre a questão da escrita como central.

Poesia

Na área da Poesia, exclusiva para quem está cursando o Travessias, as pessoas têm acesso às quatro aulas relacionadas a essa parte.

Cada aula está separada em partes:

- na primeira, discute-se o tema de maneira mais conceitual, ou filosófica - assuntos como encontro, matéria, água, mundo, formas, os quais são a base para o pensar de nossa escrita, são trazidos como provocações para nossa experiência e escrita.

- na segunda parte, há uma proposta de experiência, vivência: colocar a mão na massa, sair do pensar e agir. Madeira, água, massa, sons: quais são as vivências para uma escrita poética.

- na terceira e última parte, acontece a proposta de escrita, aqui relacionada à poesia: das palavras encontradas aleatoriamente à proposta de uma forma, os poemas vão surgindo.

Narrativas

A área das Narrativas também é exclusiva para quem está cursando o Travessias. Com uma dinâmica semelhante à poesia no que concerne a estrutura do curso, com as três partes explicadas anteriormente, o Narrativas se diferencia do poesia não somente no gênero textual, mas no modo de se colocar e de se pensar as questões textuais.

Os temas e as vivências se propõem a aproximar cada um tanto do modo como pensamos as histórias, quanto da maneira como nos pensamos em relação à nossa própria história: personas, tempo, destino, retrato, vida são algumas das ideias trabalhadas.

Cartografias, diários e cartas

Assim como as áreas anteriores, essa também faz parte do pacote do Travessias. Cartografias, diários e cartas traz a mesma divisão das outras partes, entretanto, apresenta questões bem distintas. A proposta aqui é investigar a si mesmo, o cotidiano, os lugares considerados menores em nossas vidas.

A escrita é aquela do dia-a-dia e as vivências, também. Será que nossa vida "normal", "ordinária", tem valor na escrita? O que podemos escrever de nossos dias ou como podemos pensar nossos dias em gestos que valem a pena (pena no sentido de caneta)?

Ficou interessado?

Registre-se no site para assistir aos vídeos do Janelas!